24/03: Pique – Nique das Pretas!

por Silva

O Dia internacional da Mulher foi oficializado pela Organização das Nações Unidas em 1970, influenciado pela constantemente esquecida luta das mulheres operárias do século XX. Contudo, a luta por direitos das mulheres sempre existiu, nas mais diversas sociedades e culturas, em suas especificidades e peculiaridades, pois as mulheres são diversas e existem de maneira múltipla, cada uma com sua dificuldade e atravessamentos, quando incluímos classe e raça no debate sobre gênero.

Falar sobre a secular luta das mulheres negras nesse mês é mais do que necessário, considerando sua dolorida história na construção escravagista do nosso país e a dívida histórica que o Brasil possui com as mesmas, privadas de liberdade e de direitos básicos por tanto tempo, e submetidas à pobreza, desigualdade salarial, violência, sexualização e outras mazelas fruto do cruzamento do racismo com o machismo que infelizmente perpetua até os dias atuais. A luta das mulheres negras impulsiona a sociedade inteira adiante e tem sido assim durante séculos, com brilhantes autoras, artistas, líderes políticas e religiosas que fizeram verdadeiras revoluções no nosso país e ao redor do mundo.

O objetivo do NUCA de Ita e do Afroativismo Digital é construir um diálogo sobre a história dessas mulheres, resgatando leituras que continuam extremamente atuais, num espaço acolhedor com convidadas especiais e muita comida boa! Vem com a gente ❤️

📅 24/03
⏱️15h30
📍Orla da Praia (Centro), próximo à quadra de basquete e ao quiosque Moai

Conheça: https://www.instagram.com/nucadeita/

Deixe um comentário