Feminismo Negro e Economia Solidária na Etec de Itanhaém-Julho das Pretas!

#julhodaspretas @marchadasmulheresnegrassp

Em celebração ao dia da Mulher Negra, Latino- americana e Caribenha, a Etec de Itanhaém (27/07/2023), receberá as palestrantes: Imaculada Conceição Gomes Favini e Andresa Xavier, representantes do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista para Roda de Conversa: Feminismo Negro e Economia Solidária. O evento contará com a performance de Lidia, estudante , intérprete – poetisa, que irá recitar sua obra autoral.

25 de julho e a Marcha

Desde 1992, quando aconteceu 0 10 Encontro Latino-americano e Caribenho de Mulheres Negras, na República Dominicana, é celebrado Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha. A data tem por objetivo demarcar que apesar das diferenças continentais, o racismo e a misoginia tornam muito similares as realidades e demandas das mulheres afrodescendentes em diáspora. A partir de 2014, no Brasil, a data celebra também Tereza de Benguela, liderança por 20 anos no Quilombo do Quariterê, região do atual estado do Mato Grosso, que a historiografia registrou como exímia estrategista de guerra e dirigente política.

A Marcha de Mulheres Negras de São Paulo, que nasce da energia pulsante que levou mais de 50 mil mulheres negras de todo o país a Brasilia em 18 de novembro de 2015, passou a acontecer em 2016 e vem tornando a manifestação uma tradição do calendário da (re)existência negra paulista todos os anos desde então. Durante o período mais crítico da pandemia, quando não colocar o bloco na rua era lutar pela vida das nossas, realizamos a Marcha virtualmente e atualmente em diversos eventos nacional e internacionalmente.

Quem são elas ?

Imaculada Conceição Gomes Favini, palestrante, é uma mulher preta, mãe, avó, quilombola, professora de panificação, fundadora da União de mulheres produtoras da Economia Solidária de Peruíbe.

Andresa Xavier, palestrante, estudante de Serviço Social, presidenta do Conselho Municipal de Economia Solidária, integrante da Secretaria executiva do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, Fórum Paulista, Fórum da Macro Sudeste e Brasileiro de Economia Solidária.

Lidia, poetisa , amo música, eu escrevo, eu vejo anime, eu gosto do meu cabelo curto e minha pele não é retinta, eu me acho sim inteligente e me acho divertida, faço várias coisas, amo café e tenho tatuagem do sussurros do coração, sou negra de pele clara e tenho sim identidade, não tô em caixa alguma pq a todo lugar posso fazer parte. E você mulher preta vc sabe quanto vc vale?

Ana Bernardino, mediadora , Intérprete – criadora e idealizadora do Projeto: Afroativismo Digital, fundado com o propósito de promover ações anti- racistas na internet, viabilizando as questões raciais fomentando debates, rodas de conversa e workshops.

Deixe um comentário